OBRAS.

Mestres da Língua Portuguesa

José Saramago

Depois de muita luta, contrariando uma vida sem brilho, a que parecia condenado, um escritor de origem humilde, que fora serralheiro depois de sair de uma Escola Industrial, e cujos avós eram criadores de porcos, ganhara o mais importante Prémio de Literatura do mundo. Assim ele mostrava que nada é impossível ao ser humano, desde que acredite em si mesmo – mensagem que deixava aos seus vindouros. Num mundo que lhe tinha sido adverso, quer pela sua origem social, quer pelo preconceito e pela sobranceria daqueles que tinham nascido socialmente mais favorecidos, ele vencera pela tenacidade, pela força interior, pela abnegação radical à causa comunista que nunca abandonou. Fora graças às muitas leituras que fizera, numa biblioteca pública, em horário geralmente noturno, que ele se erguera, para se tranformar num gigante das letras.

Passo a passo, sem calculismos, se levantara do chão, algumas vezes julgara nada ter a dizer ao mundo, passara por muitas deceções, mesmo depois da revolução dos cravos, no seu país, mas enfim acabaria por encontrar a sua voz e por pô-la em sintonia com muitos milhões de leitores espalhados pelos mais variados países. Estava agora diante de um rei para receber o mais importante prémio literário do mundo – e, enquanto o recebia, visitavam-no todas as personagens que criara, algumas delas fabulosas, até os avós criadores de porcos estavam ali com ele, para dizerem ao mundo que ao ser humano nada é impossível, e que a dignidade humana não conhece classes, nem origens, é um valor inegociável – como a terra à qual todos acabamos por voltar, num universo que, segundo acreditava, não tem céu.

⮌ Obras.

PEDIDO DE ENCOMENDA

As obras da coleção «Mestres da Língua Portuguesa» (anteriormente designada «Contado às Crianças Adultas») estão disponíveis para encomenda.
Preencha os campos abaixo para submeter o seu pedido.
Posteriormente, será contactado para confirmação.

© Jorge Chichorro Rodrigues. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Desenvolvido por Bomsite