O QUE PROCURA?
Pesquise na nossa loja online, um produto da sua necessidade.
 

Autor


"Nascido no dia 19 de março de 1958, no bairro típico da Graça, em Lisboa"

 

Jorge Chichorro Rodrigues é o nome literário de Jorge Manuel da Silva Costa Rodrigues, nascido no dia 19 de março de 1958, no bairro típico da Graça, em Lisboa.

Licenciado no curso de Tradutores-Intérpretes e em Estudos Portugueses, defendeu a tese de mestrado "Da Comunidade Luso-Brasileira à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", na Universidade Aberta, de Lisboa. Esta tese encontra-se publicada pelo Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, de janeiro-dezembro de 1997.

Tem vários livros publicados, do ensaio ao romance, passando pela poesia, destacando-se entre eles o romance histórico “O Princípio do Mundo”, sobre o achamento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Este romance recebeu elogios no Diário de Notícias e no JL, pelo punho do ex-embaixador Dário de Castro Alves.

Traduziu do Francês A Grande Epopeia dos Celtas, de Jean Markale, entre outras obras, e tem artigos publicados sobre a comunidade lusófona em diferentes meios de comunicação social, nomeadamente no Diário de Notícias. Tem uma entrada sobre a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) no Dicionário Temático da Lusofonia, publicado pela Texto Editora. Tem um poema da sua autoria incluído numa antologia de poemas de homenagem a Timor-Leste, publicada em 2002 pela Universitária Editora. 

Tem feito a revisão de alguns livros, nomeadamente d' Os Templários na formação de Portugal, de Paulo Alexandre Loução, publicado pela Ésquilo. 

"Obteve três prémios, em prosa e em poesia, no Concurso Literário Internacional promovido para celebrar, em 2009, os cinquenta anos de Elismo"

 Publicou, com o apoio da Prelo Livro, vários livros da coleção em que está envolvido, intitulada «Mestres da Língua Portuguesa». A partir do 22º título tem estado a publicar os livros da coleção com o apoio do MIL (Movimento Internacional Lusófono). Até ao momento foram contemplados 29 autores, de Portugal, Brasil, países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste. Cronologicamente a coleção estende-se da Idade Média à atualidade. Tanto dá voz a um rei, D. Dinis, como a uma favelada paulista, Carolina Maria de Jesus. O último autor a ser contemplado será Jorge Amado. O projeto tem em vista dar a conhecer à comunidade de língua portuguesa, particularmente às escolas e às instituições ligadas ao ensino e à cultura, em prosa poética, várias figuras marcantes das literaturas lusófonas. Para além das mais conhecidas, outras têm lugar na coleção, que é extremamente heterogénea. 

"A adaptação pelo Teatro Passagem de Nível do livro da coleção sobre Fernando Pessoa foi agraciada com o Prémio Ruy de Carvalho para o melhor espetáculo no Concurso Nacional de Teatro, em 2016. "

 

Faz palestras sobre temas culturais e literários, tendo já feito, por exemplo, uma palestra sobre Fernando Pessoa na universidade sénior da delegação da Cruz Vermelha, da Costa do Estoril, e outra no Clube Carnegiano de Lisboa, sobre a vida e a obra de Eça de Queiroz.

 

Recentemente, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, na qualidade de participante no Congresso Internacional sobre Eça de Queiroz - 150 anos, fez uma palestra sobre este escritor. Igualmente fez uma palestra no Palácio Valenças, em Sintra, como participante no citado congresso.

 

O escritor e filósofo Miguel Real apresentou a coleção no Palácio da Independência, e Renato Epifânio, presidente do MIL (Movimento Internacional Lusófono) fez o mesmo na histórica Livraria Ferin, em Lisboa. 

 

Na Livraria Barata Miguel Real apresentou o livro sobre António Aleixo e o escritor e jornalista Fernando Dacosta apresentou o livro sobre o nobel José Saramago.

 

Tem artigos publicados na Revista Nova Águia.

 

Escreve diariamente no Facebook assinando J.R. O acesso pode ser feito através do nome Jorge Manuel Rodrigues. Tem vários outros trabalhos literários por publicar, em poesia e em prosa poética. A escrita e a leitura fazem parte do seu quotidiano. 

 

Foi adaptado para animação o livro da coleção sobre Gil Vicente e está em elaboração pela empresa Colorama a adaptação do livro da coleção sobre Pêro Vaz de Caminha. Outros livros da coleção serão adaptados para animação.

 

Mais informações podem ser obtidas no site www.jorgechiichorrorodrigues.com, por atualizar.

 

 

 

O site Jorge Chichorro Rodrigues utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito